Olá a todos, hoje encerramos a nossa última postagem do semestre falando um pouco sobre um método pouco divulgado na mídia para prevenir algumas DSTs.
ESPERMICIDAS NA PREVENÇÃO DE DSTs.
ESPERMICIDAS NA PREVENÇÃO DE DSTs.
Todos sabemos que os espermicidas são utilizados para aniquilar os espermatozóides, durante uma relação sexual e ,assim, evitar uma gravidez indesejada. Mas, afinal, o que tem haver o espermicida na prevenção de DSTs?
![]() |
FONTE: GOOGLE IMAGENS |
Os espermicidas são constituídos basicamente de nonoxinol, essa substância atua rompendo a membrana plasmática dos espermatozóides e também diminuindo a sua mobilidade.
![]() |
FONTE: GOOGLE IMAGENS |
Além disso, o nonoxinol-9 pode inativar o vírus da herpes simples(HSV) e o vírus da imunodeficiência humana(HIV) por meio do rompimento da membrana do envelope viral, prevenindo a aquisição desses vírus por via sexual.
Entretanto, o uso do preservativo é ainda a forma mais eficaz de se prevenir DSTs. O seu uso combinado com os espermicidas, constituídos de nonoxinol, aumentam, consideravelmente, as chances de prevenir inúmeras DSTs.
Obrigado pela atenção e até o próximo semestre.
REFERÊNCIAS:
MURRAY, Patrick R; ROSENTHAL, Ken S; PFALLER, Michael A. Microbiologia médica. 6. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011, 948 p.