O
que é ?
A
tricomoníase, também chamada de uretrite, vaginite por Trichomonas, uretrite
não gonocócica ou UNG é uma doença causada pelo protozoário Trichomonas
vaginalis.
PROTOZOÁRIO TRICHOMONAS VAGINALIS
FONTE: GOOGLE IMAGENS
Como ocorre o contágio?
A principal forma de propagação do protozoário é através de secreções durante o contato sexual.
SECREÇÃO SEXUAL
FONTE: GOOGLE IMAGENS
Quais os sintomas ?
A maioria
das pessoas acometidas não tem manifestações sintomáticas e, por isso,
muitas vezes a infecção só é descoberta ao se fazer exames
preventivos. O período
de incubação varia entre duas e três semanas e pode ser ser assintomática
no homem e na mulher. Quando os
sintomas aparecem, incluem dor ao urinar ou ao ter relações sexuais, ardor e
coceira na região genital. Além disso, mulheres podem ter corrimento
amarelo-esverdeado e cheiro forte.
FONTE: SUS
A Tricomoníase pode
favorecer o aparecimento de outras DST?
Estudos demonstraram que o T.
vaginalis favorece a transmissão do HIV, tanto pelas
lesões e sangramento de mucosa que produz, como pela estimulação de reação
inflamatória, atraindo para o local de infiltração leucócitos, inclusive linfócitos
T CD4(células alvo do HIV) e macrófagos. Além disso, está associado a bebês de
baixo peso e nascimentos prematuros em mulheres infectadas. Predispõe mulheres
à Doença
Inflamatória Pélvica, câncer de cévix
uterino e infertilidade.
Como tratar?
O tratamento, que é
específico e eficiente, pode ser realizado com os quimioterápicos
nitroimidazólicos: metronidazol
ou tinidazol. Como se trata de uma doença sexualmente transmissível, o tratamento deve ser feito pela mulher e seu parceiro sexual.
Uma forma de prevenir a doença é usando camisinha masculina ou feminina nas relações sexuais.
MEDICAMENTO METRONIZADOL
FONTE: GOOGLE IMAGENS
Bioquímica: O que é e como age o metronidazol?
O nome químico do Metronidazol é 2-metil-5-nitroimidazol-1-etanol. Sua fórmula molecular é C6H9N303 com peso molecular de 171,16.
Acredita-se que tal composto inibe a síntese de DNA
e de RNA e que também inibem o metabolismo
da glicose e interferem na função mitocondrial. O metronidazol se liga a
resíduos de guanina e citosina do parasita, causando a perda da estrutura
helicoidal e a quebra dos filamentos de DNA.
FONTE: GOOGLE IMAGENS
Referências
MACIEL, G.P., Tasca, T.T., Carli, G. A. Aspectos clínicos,
patogênese e diagnóstico de Trichomonas vaginalis. J.Bras.Patol. Med. Lab,
v.40, n.3, p.152 - 60, Junho 2004.
CDC. Trichomoniasis - Fact Sheet. disponível em: <http://www.cdc.gov/STD/Trichomonas/STDFact-Trichomoniasis.htm>
Acesso em 07/06/2015
MURRAY, Patrick R. Microbiologia médica. 6. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011, p. 791.
Muito legal a postagem! Sobre o tratamento da tricomoníase, é feito um exame pélvico mostra manchas vermelhas na parede vaginal ou colo do útero. Depois, utiliza-se o exame do conteúdo vaginal ao microscópio, de fácil interpretação e realização. O achado de T. vaginalis impõe o tratamento da pessoa e também do seu parceiro ou parceira sexual, já que se trata de uma DST. A doença pode ser difícil de diagnosticar nos homens. Homens são tratados se a infecção é diagnosticada em qualquer um de seus parceiros ou parceiras sexuais.Outros exames que podem ser realizados incluem: teste de pH vaginal; exame de cultura de micro-organismos e exame de citologia.
ResponderExcluirMuito interessante e importante a postagem! Um outro medicamento que pode ser utilizado no tratamento e que não foi citado na postagem é o Secnidazol, um derivado sintético da série dos nitroimidazólicos, sendo metabolizado no fígado a ácido metilnitroimidazol-2-isopropiônico, que é o metabólito responsável por sua ação parasiticida. O Secnidazol é rapidamente absorvido após a ingestão oral e apresenta concentrações séricas máximas aproximadamente 3 horas após a administração de 2g. Sua meia-vida plasmática é em torno de 25 horas e sua eliminação, que é essencialmente urinária, é lenta (aproximadamente metade da dose é excretada em 120 horas). Um fato importante sobre esse medicamento e que deve ser levado em conta na sua indicação é que o Secnidazol atravessa a barreira placentária e é excretado no leite materno. Todas essas informações, além de outras, podem ser encontradas na bula do medicamento.
ResponderExcluirPara complementar a parte bioquímica, trouxe um pouco da bioquímica do próprio parasita. O T. vaginalis é considerado um protozoário anaeróbio; ele não contém citocromo nem mitocôndrias, e uma alta tensão de oxigênio lhe é prejudicial. Este flagelado é capaz de utilizar vários polissacarídeos, sendo porém essenciais os que contém o anel alfaglicóide; a glicose é por ele utilizada para a produção de energia necessária ao metabolismo e multiplicação. O principal resultado da glicólise anaeróbia, o ácido láctico, é produzido em altas concentrações, pois comporta 40% dos ácidos totais. O T. vaginalis possui alto teor de glicogênio, que perfaz 17% do seu peso seco. Não possui clorofilas capazes de fixar CO2, que fixa-se ao ácido láctico e não no citoplasma celular.
ResponderExcluirreferência: CONSOLARO, Marcia Edilaine Lopes. ESTUDO DA TRICOMONÍASE E A SUA ABORDAGEM NO DIAGNÓSTICO COLPOCITOLÓGICO* Marcia Edilaine Lopes Consolaro* Linda Emiko Suzuki** Erusa Belo de Abreu Marques.
O ótimo medicamento fitoterápico do Dr. imoloa é o remédio perfeito para o vírus HIV, eu fui diagnosticado com HIV por 8 anos e todos os dias estou sempre pesquisando, procurando uma maneira perfeita de me livrar dessa doença terrível, pois sempre soube que o que precisamos pois nossa saúde está bem aqui na terra. Assim, em minha pesquisa na internet, vi alguns testemunhos diferentes sobre como o Dr. imoloa conseguiu curar o HIV com seu poderoso remédio herbal. Decidi entrar em contato com este homem, entrei em contato com ele para obter o remédio herbal que recebi através do serviço de correio da DHL. E ele me guiou sobre como fazê-lo. Pedi-lhe soluções e bebi o remédio herbal por boas duas semanas. e então ele me instruiu a ir verificar o que eu fiz. eis que eu era (VIH NEGATIVO) .Obrigado a Deus pelo dr imoloa usou seu poderoso remédio herbal para me curar. ele também tem cura para doenças como: doença de parkison, câncer vaginal, epilepsia, Transtornos de Ansiedade, Doença Autoimune, Dor nas costas, entorse nas costas, Transtorno bipolar, Tumor cerebral, maligno, Bruxismo, Bulimia, Doença do disco cervical, doença cardiovascular, Neoplasias crônicas doença respiratória, distúrbio mental e comportamental, fibrose cística, hipertensão, diabetes, asma, artrite inflamatória auto-imune mediada. doença renal crônica, doença inflamatória articular, dor nas costas, impotência, espectro de álcool feta, Transtorno Distímico, Eczema, câncer de pele, tuberculose, Síndrome da Fadiga Crônica, constipação, doença inflamatória intestinal, câncer ósseo, câncer de pulmão, úlcera na boca, câncer de boca, corpo dor, febre, hepatite ABC, sífilis, diarréia, doença de Huntington, acne nas costas, insuficiência renal crônica, doença de addison, dor crônica, doença de Crohn, fibrose cística, fibromialgia, doença inflamatória intestinal, doença fúngica das unhas, doença de Lyme, doença de Celia, linfoma , Depressão Maior, Melanoma Maligno, Mania, Melorreostose, Doença de Meniere, Mucopolissacaridose, Esclerose Múltipla, Distrofia Muscular, Artrite Reumatóide, Artrite Reumatóide, Doença de Alzheimer - drimolaherbalmademedicine@gmail.com / call ou {whatssapp. +2347081986098
ResponderExcluir